©2019 by Consultoria Folclórica. Proudly created with Wix.com

QUEM É ANDRIOLLI COSTA

Andriolli Costa é jornalista natural de Mato Grosso do Sul e pesquisador de mitos e lendas brasileiras há 10 anos. Doutor em Comunicação e Informação da UFRGS e mestre em Jornalismo pela UFSC, tem uma trajetória acadêmica dedicada a relação entre mídia e imaginário. Ao longo dos anos, já produziu diversos artigos sobre folclore brasileiro, especialmente no que diz respeito às manifestações dos mitos no contemporâneo. Em 2017, venceu o Prêmio Freitas Nobre de Pesquisa em Doutorado da Intercom com um artigo discutindo fotojornalismo e a cobertura de mitos e lendas.


Editor do site "O Colecionador de Sacis", que criou em 2015, executa uma série de atividades de divulgação folclórica para todos os públicos, que vão de aulas e palestras à contação de histórias, exposições em museu, produção de podcasts e curtas-metragens. Recentemente tem desenvolvido conteúdo para o YouTube também com a série É Folk ou Fake, na qual desmente erros frequentes sobre folclore brasileiro.


Destaca-se também a produção e apresentação dos podcasts Popularium e, atualmente, de Poranduba. O primeiro, feito em parceria com o site Mundo Freak, foi aprovado em financiamento coletivo. O episódio piloto tratou da mula sem cabeça como mito de controle do feminino, e contou com mais de 10 mil downloads. A primeira temporada do programa correu de maio até outubro de 2017. Poranduba, o podcast mais recente, é exclusivo do Colecionador de Sacis e é focado em entrevistas com quem produz cultura pop

inspirada no folclore brasileiro.

Roteirizou, dirigiu e editou os curtas independentes Enterros (2015), O Colecionador de Sacis (2016), Medusa (2017) e Anhangá - A Chama e a Brisa (2018). Escreveu o texto de apresentação dos livros Raízes de Vento e Sangue, de Lauro Kociuba e  Folktober, de Daniel Batista. Colaborou com texto também para o livro Reabertura do Inquérito do Saci, de Carlos Carvalho Cavalheiro.

Andriolli é contador de histórias formado em oficina do escritor Celso Cisto; faz formação de Mediador de Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro; cursou oficinas de escrita criativa com Robertson Frizero. Fez ainda curso de cinema com 200 horas de duração no Pontão de Cultura Guaicuru tendo como ministrantes profissionais como Joel Pizzini (curador das obras de Glauber Rocha), David França Mendes (roteirista de Corações Sujos, 2011) e Pablo Ribeiro (montador do filme Raul: O início, o Fim e o Meio, 2012).


É organizador da Antologia Mitografias – Mitos de Origem e Antologia Mitografias – Mitos Modernos, vencedora do prémio Le Blanc, da UFRJ, como melhor antologia de Fantasia, Ficção Científica e Terror de 2017, e publicada em versão impressa em 2018 pela editora Penumbra. Organiza no momento o volume III, a Antologia Mitografias – Trindade.

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now